A minha jornada natural – Isabel VD

by angolanasnaturais2011

A minha jornada natural começou no dia 11 de Maio de 2011. Portanto, há 1mês e 9 dias. Sou novata em questões de cabelo natural e estou aqui para aprender e dividir as minhas experiências, boas ou más! Depois de muitos anos de stress, com desfrisos, mises, brushings, secadores, escovas, enfim. Decidi cortar o cabelo e tirar todo o desfriso. Estava cansada de passar quase todos os sábados a fazer estética e tratar do cabelo. Só tinha o domingo para descansar e estár com a família.

Por outro lado, apercebi-me que o meu cabelo estava a ficar cada vez mais fraco, começando a abrir uma careca no lado direito da cabeça.

Nesse dia (11) fui ao salão e disse a cabeleireira que queria cortar todo o cabelo. As pessoas ao meu lado perguntaram porquê? Eu disse que estava cansada dos desfrisos e estava sem paciência de esperar ele ficar natural com tranças.

Assim que me sentei na cadeira e ela levantou a tesoura, tapei os olhos com as mãos. A senhora que estava na cadeira ao lado disse, “ela não está psicologicamente preparada para o corte!!!!!!!”. A cabeleireira perguntou se podia continuar e eu disse que sim. Depois da primeira tesourada senti um aperto no coração. Depois olhei para o espelho e disse, “pode continuar”. No fim de tudo senti-me liberada. Na segunda-feira seguinte, toda a gente dizia que gostou do corte e que fiquei com cara de miuda. Senti-me mais segura e nunca mais olhei para trás.

Tendo vindo a Londres fazer a minha revisão médica, aproveitei ir a The Belgravia Centre, um centro única e exclusivamente dedicado ao tratamento de perda de cabelo de homens e mulheres. Depois da consulta com o especialista, confirmaram-me as minhas suspeitas. Estou mesmo com um problema de perda de cabelo e ele está a ficar cada vez mais fraco. Ela diz que isso deve-se aos desfrisos, brushings e tranças (nunca usei tiçagens nem apliques) e as diabetes, tensão alta, enfim. A saúde do meu cabela está debilitada e eu nunca pensei nisso!!! Como é que eu fui capaz que não cuidar do cabelo da mesma forma que cuido da minha saúde. Ai mesmo em frente a especialista decidi: NUNCA MAIS maltratarei o meu cabelo como anteriormente. A especialista disse que foi a melhor decisão que tomei. Não adianta fazer um tratamento para dar mais saúde ao cabelo e depois voltar a usar químicos que só danificam o mesmo.

Vou fazer um tratamento durante um ano para estancar o problema e estimular o crescimento de fios mais saudáveis. Custou-me os olhos da cara, mas tinha que ser.

Não sei como será daqui para frente, mas sei que tudo farei para não voltar a pôr químicos no meu cabelo. Tenho a certeza que Deus e vocês hão de me apoiar quando os momentos de aniversários, casamentos, etc, chegarem e eu me sentir insegura por ter o cabelo natural. Obrigado e amo-vos muito.

BEIJOCAS,

Isabel VD