Como controlar o cabelo com o equilibrio de pH (potencial hidrogeniônico – indica acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução aquosa)

by angolanasnaturais2011

TRADUÇÃO DA NARRAÇÃO DO VIDEO:
“Este vídeo explica como usar o equilíbrio de pH para controlar o cabelo. Como explicado em vídeos antigos, a agua pura tem um pH neutro de 7.0 (seria bom testar o pH da agua que usamos para lavar o cabelo). Eu faço questão de que todos os meus produtos tenham um pH entre 4.0 e 7.0.

Depois de lavar o cabelo, escolho uma de DUAS OPÇÕES:
1. A primeira opção é de aplicar um produto com um pH ácido para fechar as cutículas do meu cabelo e manter a hidratação dentro dos folículos. O meu cabelo reage e encaracola-se a um pH de 4.0 a 5.5. Se o seu cabelo tem um padrão de caracol similar ao meu, a aplicação de um produto acido ajuda a manter as pontas do cabelo saudáveis, mostrai uma comparação mais tarde no vídeo.
Em seguida, eu faço twists (“tranças de dois”) no meu cabelo, esses clipes coloridos que vêm são úteis para manter o twist apertado na base da raiz enquanto o cabelo seca e estão a venda na loja virtual www.luvnaturals.com . Quando este processo esta completo, os twists ficam arrumados, hidratados e requerem nada mais que uma toca de cetim.

pH 4.0-5.5 (acido para retenção de hidratação)
-o cabelo reage encaracolando-se e apertando-se
-o cabelo tem mais brilho e fica mais fofo
-os twists mantêm-se arrumados durante mais tempo.

Note como o cabelo tem mais elasticidade e este mais encaracolado.
Dependendo da condição e aparência do meu cabelo, posso voltar a molhar e fazer as mesmas tranças no meio da semana. Também tenho a opção de remover os twists para um estilo “twist-out“, assim como posso também armar os twists com rolos.

Quando o assunto é penteados, eu sou muito pratica. Planificar o meu penteado de acordo com o meu emprego, rotina de ginástica e vida de casa é muito importante para mim.

2. Agora vou mostrar-vos a segunda opção de o que posso fazer depois de lavar o cabelo. Esta opção é perfeita para quando eu quero um penteado mais cheio e esticado. Aqui vêm imagens de Agosto de 2009, quando a dois anos atrás, e depois estou eu outra vez em imagens da semana passada. Vou repetir a mesma técnica que usei em Agosto de 2009, usando glicerina vegetal e manteiga de karité. (Trançar depois de lavar, estica o cabelo). Na altura, eu sabia como esticar o cabelo, mas não entendia a ciência do assunto.
Agora já com dois anos de experiencia usando o equilíbrio de pH para controlar o meu cabelo, eu entendo como usar isso para o meu benefício. Veja o meu cabelo a esquerda, note que as pontas estão encaracoladas, o cabelo a direito esta mais espesso e espalha-se como uma escova.
Entendo como o pH funciona? Produtos ácidos encaracolam o cabelo e os produtos neutros não têm efeito nenhum e o meu cabelo mantém-se espesso. Esta e uma estratégia para poder usar um afro grande mas esticado, especialmente durante o Verão quando o tempo esta muito quente e húmido.
A propósito, o cabelo esticado é o cabelo já desembaraçado, não se consegue esticar bem o cabelo se não se desembaraça primeiro.
Como podem ver, desmanchei as tranças e estou a separar o cabelo gradualmente, vocês e que decidem quando parar de separar o cabelo quando atingirem o volume desejado.

pH 6.0-7.0 (neutro)
-cabelo é hidratado com água e selado com óleo
-o resultado é um cabelo que fica mais espesso com mais volume uma vez que as cutículas não estão fechadas

Mais uma vez, isso é o resultado de dois anos de experiencias. Antes de conhecer bem o meu cabelo, eu passei 12 anos com resultados imprevisíveis, agora posso planear a minha semana inteira, moda e eventos usando o meu conhecimento de equilíbrio de pH.

Todos os instrumentos usados nesse vídeo podem ser adquiridos na www.luvnaturals.com . Se quiser dicas para gerir o cabelo durante o Verão clique no vídeo da esquerda, e para aprender a usar as tiras para testar o equilíbrio de pH clique no vídeo da direita.