Desabafo de uma irmã Natural nigeriana

by angolanasnaturais2011


Quando vais desfrisar o cabelo?Esta é uma pergunta que eu tenho ouvido com frequência no mês passado. Eu estou a fazer um estagio num escritório de advogados de destaque na Nigéria neste verão e quando as pessoas descobrem onde eu trabalho, eles ficam chocados que me permitam usar o meu cabelo natural, porque é visto como “não profissional”. Normalmente, quando alguém me pergunta se eu vou desfrisar o meu cabelo, eu rio e digo que eu prefiro o meu cabelo desse jeito. Eles normalmente olham para mim como se eu estivesse louca e dizem que eu deveria fazer algo com ele … fazer alguma coisa para ele. Eu tentei o meu melhor para não ficar ofendida com este tipo de comentarios, mas depois de ouvir comentários negativos de três pessoas em um dia, eu estava completamente cansada!

Eu sei que muitas mulheres nigerianas preferem usar tissagem, perucas e tranças, mas eu não estou no mesmo barco agora. Não me interpretem mal, eu acho que as mulheres podem fazer o que querem seus cabelos. Antes do meu Big Chop (“Grande Corte”: cortar todas as pontas desfrisadas e deixar somente a raiz natural), eu usava tissagens e tranças regularmente. Se o meu couro cabeludo não ficasse severamente queimado todas as vezes que eu aplicasse um relaxante, eu provavelmente ainda estaria viciada na “crack cremosa”! Com isso dito, eu fico muito irritada e um pouco decepcionada que eu tenho que defender o meu cabelo mais em África do que nos Estados Unidos. Um monte de mulheres preferem não abraçar os seus cabelos naturais e elas tentam fazer-me sentir desconfortável com o meu próprio cabelo. Sempre que me perguntam porque que eu não faço alguma coisa com o meu cabelo, eu sempre luto contra o impulso de dizer: “Por que você não usar uma tissagem que corresponde à sua textura do cabelo ou a sua cor de cabelo?” Eu nunca digo isso, mas eu não entendo por que uma mulher que usa cabelo europeu é melhor do que eu que o cabelo que Deus me deu.

Nem todo mundo é contra o meu cabelo natural, muitas pessoas realmente gostam, especialmente as pessoas da minha idade ou mais jovens. Eles costumam me dizer que eu sou corajosa por manter meu cabelo natural. Muitas vezes, muitas meninas me dizem que já tentaram e não conseguiram fazer o mesmo, porque elas não têm “bom cabelo” como o meu. Eu tento explicar que não há tal coisa como o cabelo bom. Todo o cabelo é diferente e pode ficar bem numa mulher como pode não funcionar para outra. Eu só queria que as pessoas na Nigéria, especialmente as mulheres, tivessem uma imagem mais positiva do cabelo natural.

http://www.curlynikki.com/2010/07/when-are-you-going-to-relax-your-hair.html