TESTEMUNHO NATURAL – Hindhyra Mateta

by angolanasnaturais2011

1)A quanto tempo estas natural, e quando foi o teu “GC” (grande corte), ou durante quanto tempo transaccionaste?

Olá, sou a Hindhyra, esta é a minha jornada/experiência natural. Vi o meu cabelo(natural) ser cortado(todinho),penso que aos 7 ou 8 anos de idade por essencialmente dois motivos:
1-Tinha piolhos;

2- Segundo relatos da minha mãe e de familiares próximos, eu tinha o cabelo muito grande,grosso e cheio e a minha mãe tinha um emprego que a mantinha extremamente ocupada e sem tempo para várias coisas, d’entre as quais cuidar devidamente da minha cabeleira.

Algum tempo depois desse episódio lembro que a minha mãe alisou essencialmente a raíz do meu cabelo com um pente quente(aquecido no fogão) para ‘‘facilitar’’ o manuseio do mesmo. Eu como gostava e ainda gosto muito de brincar com/na água, assim que molhasse o cabelo ele voltava ao natural o que desagradava muita gente e eu por influência dos que me circundavam passei a não gostar muito da naturalidade do meu cabelo. Quando finalmente e infelizmente o alisamento chamado ‘‘a frio’’ com produtos químicos,se torna popular, eis que chega o grande dia em que vou desfrisar o cabelo.

Ficaram todos muito contentes, eu inclusive. Entretanto sempre que chegasse a altura do dito ‘‘retoque’’ ficava muito aborrecida porque a ideia do secador e de ter que usar rolos de noite não me agradava nada, não tinha paciência para aquilo. O tempo passou e finalmente aos 17 anos conheci uma jovem que se tornara minha amiga. Ela tinha o cabelo desfrisado, mas falou-me da sua experiência na diáspora relativamente a naturalidade dos cabelos da mulher negra e dos homens também. A partir daí ela deixou de desfrisar e eu também. Ela pôs piercings nas orelhas e eu também. Ela rapou o cabelo todo e eu não(risos), cortei o cabelo mas não rapei todo. Ela começou a usar dreadlocks e eu também, nesta altura já eu tinha 18 anos. Usei os dreads durante 8 anos .

Em pleno ano de 2011 comecei a ter sonhos sucessivos em que penteava e trançava e brincava com o meu cabelo natural. Há 5 meses rapei o cabelo todinho,sozinha. O meu querido companheiro ajudou-me a limar as arestas. Tenho os dread locks bem guardadinhos. Estou a adorar o meu cabelinho natural,bem curtinho.

2) Como descreverias a textura do teu cabelo?

O meu cabelo é..sei lá natural,bonito,é cheio,forte,e uma bocadinho encaracolado, e nota-se mais quando está molhado,mas por incrível que pareça,só tem essa textura na parte central da cabeça,de cima abaixo,nas laterais nem por isso. Quando está seco se não o pentear mantem-se aos caracois ( só no centro),mas sinto-o rapidamente muito seco.

3)Quais sao os produtos que mais usas na manutenção do teu cabelo?

Assim sendo, para a manutenção do meu cabelo actualmente(ou seja há 3 meses), uso champoos e condicionadores não testados em animais e feitos a base de plantas diversas. Neste momento uso uns que têm na sua essencia o azeite de oliva. A seguir uso óleo de jojoba puro,algumas poucas gotinhas e já está, recorrendo algumas outras vezes a um Leave-in feito à base de algodão. Sinto que preciso de alguma coisa para reduzir a caspa que, daquilo que me lembre sempre tive mesmo com o cabelo desfrisado.

4) Quais são os teus penteados preferidos?

Gosto de ‘‘brincar’’ com o meu cabelo. Sempre gostei. Experimento várias coisas,mas nunca soube os nomes dos penteados. Quando usava dread locks fazia vários penteados, que não sei se tinham algum significado na sua essencia ou não. Hoje graças a um grupo de pessoas intelectuais que me circundam e que transmitem sempre informações valiosas sobre o nosso ser,sobre a africanidade, sinto sim necessidade de saber os nomes e significados dos penteados principalmente daqueles essencialmente africanos que trazem sempre consigo algum significado positivo ou negativo e que transmitem quase sempre mensagens ligadas ao quaotidiano,às vivências,aos rituais, às alegrias e tristezas de cada povo. Com essa informação poderei com conhecimento usar diferentes penteados e transmitir determinadas mensagens através deles. Posso dizer que neste momento o penteado que mais uso é o despenteado(risos).

5) Qual é a tua rotina de manuntencão do cabelo?

Enquanto tenho o cabelo curto, lavo uma vez por semana e uso a seguir o leave-in e o óleo de jojoba,não penteio e deixo-o secar naturalmente. Como raramente o penteio por estar ainda curto,sinto que não me dá trabalho nenhum,pelo contrário. Quando o cabelo crescer mais um bocado penso adicionar a este processo os penteados,tranças,cortes e etc. Não gosto de perder horas a tratar do cabelo. quanto mais simples,rápido e fácil fôr o manuseio do cabelo, para mim melhor.

6) Quais são os objectivos para o teu cabelo?

Honestamente não sei o que dizer com relação aos objectivos que tenho para o meu cabelo, só sei que o quero natural e que represente o que eu sou, o resto é verborreia.

7) Como mantens o teu cabelo intacto durante a noite?

Para já não faço nada, durmo e ponto final.

8) Da uma razão pela qual usas o cabelo natural e adoras ser natural.

Uso o cabelo que tenho,o tipo de cabelo que me foi naturalmente atribuido, se o tenho assim, mantenho-o assim. ADORO-O ASSIM SIMPLESMENTE NATURAL SIMPLESMENTE MEU!