Sou natural, e agora? 7 Coisas que Pensamos que Fossem Acontecer

by angolanasnaturais2011

Aaah… voltar a usar o cabelo natural. É um momento emocionante. Tanto optimismo, tanta promessa. E, depois, voltamos a realidade. Bem, todos sabemos que o cabelo natural é incrivelmente bonito e, com o cuidado certo, ele irá prosperar e crescer. Mas isso não significa que a experiência é sempre mágica. Aqui estão 7 coisas que muitas mulheres assumiram que aconteceria assim que começassem a usar o cabelo natural, que nem sempre acontecem.

1. Seu cabelo ia “finalmente” ser longo

Muitas mulheres contam histórias aterrorizantes de cabelo relaxado (desfrisado) que partia perpetuamente, ao longo de vários anos. Naturalmente, algumas acreditavam que, tão logo deitassem os produtos químicos fora, todo o cabelo que perdeu ia voltar a crescer. Mas isso não é garantido. O cabelo afro-africano – seja relaxado ou natural – é extremamente frágil e se quiser comprimento, terá que aprender como lidar com isso com o cuidado apropriado, e desenvolver um regime que funciona para si. Claro, usa-lo natural é um importante primeiro passo para recuperar comprimento – mas é o primeiro passo de muitos.

2. Não terias medo da chuva

É fácil fazer piadas sobre as mulheres descontraídas que correm da chuva, mas já esteve numa tempestade com uma trança feita recentemente? Exactamente. Assim como a chuva pode estragar penteados relaxados, pode arruinar alguns penteados naturais. Se a base de seu penteado de cabelo é esticado (que, para algumas texturas, pode levar horas a trançar ou faixas para realizar) a chuva pode ser seu pior pesadelo, diminuindo o seu cabelo revertendo-o em um puff encaracolado e encolhido.

3. Ia estourar com a autoconfiança

Sim, há as histórias de mulheres que cortam todo o cabelo e saem da cadeira do salão de beleza com uma aura brilhante de serenidade e felicidade. Mas depois há as histórias de mulheres com cortes que inspiraram sentimentos de medo e terror. E compreensivelmente – para muitas mulheres cortar todo o cabelo será a maior mudança de beleza que elas vão fazer em suas vidas inteiras. Claro, o cabelo natural tem o hábito de crescer bem para as mais temerosas no momento do corte, inspirando sentimentos, eventualmente, de amor e orgulho.

4. Poderia simplesmente “sacudir o cabelo e sair ‘

Há debates sobre se o cabelo relaxado ou natural é mais fácil de manter. Seja o que for, permanece o facto de que o cabelo necessita de manutenção constante. A menos que está a usar um penteado protector que só precisa de ser borrifado de manhã ou à noite, vai ter que gerir activamente o seu cabelo todos os dias. Quer se trate de “re-twist” ou “re-trança”, “re-selagem”, ou usando dezenas de grampos para trabalhar o seu puff com um penteado alto, terá que fazer algo para o seu cabelo e torná-lo “bonito”. Note que isso depende de comprimento do cabelo. Quanto mais curto o cabelo é menos terá a ver com isso. Além disso, existem alguns naturais cuja textura permite dormir com seus cabelos soltos durante a noite, agitá-lo no período da manhã e sair pela porta … mas deve-se notar que essas são uma pequena minoria.

5. Encontrar produtos seria uma brisa

Tudo que você precisa é de manteiga de karité, certo? Errado! Existem infinitas opções para condicionadores e a leave-ins, selantes, borrifadores, soros e cremes para pentear, e a lista continua. Alguns produtos podem funcionar perfeitamente, mas fazer com que sua pele desenvolva borbulhas, ou sejam muito caros ou exigem que encomende a partir de uma pequena empresa que leva semanas para enviar. Ou você pode continuar riscando os produtos que pretendem ser a santa salvação para todo mundo. No topo de tudo isso é verdade que, apesar do sucesso de lojas como a Target e Whole Foods em disponibilizar produtos de cabelo naturais em centenas de suas lojas – há inúmeras outras grandes marcas de produtos para cabelos naturais que ainda não têm ampla distribuição (Oyin, alguém? ?) Essa questão se torna ainda mais difícil para naturalistas estrangeiras que vivem em países onde a sua textura não é amplamente também servida (Angolanas Naturais…).

6. Pode pentear o seu cabelo sozinha

A natureza “do-it-yourself” das comunidades de cabelo natural é certamente inspiradora. Você olha em volta e parece haver centenas de naturais com estilos lindos, aparentemente com pouco esforço. Assim, com uma falsa sensação de confiança, entra no seu quarto de banho na noite de sexta-feira com apenas um pente de dentes largos, um frasco de spray e alguns grampos, ao som dos maiores sucessos da Erykah Badu. Poucas horas depois, emerge exausta, com um penteado torto ou uns twists crocantes de tanto produto.

Realisticamente, se tudo que sabia antes de voltar ao natural era como enrolar o cabelo relaxado durante a noite, você não pode esperar de se tornar numa mestre de penteados em uma noite. Vai levar tempo para aprender algumas técnicas básicas e, ya, não tem vergonha nenhuma em começar a tratar do seu cabelo num salão de cabeleireiro profissional natural, enquanto você trabalha em suas habilidades.

7. Que mais pessoas se importariam

Esperava que montes de pessoas iam parar nas ruas, observando em sua juba gloriosa. Ou que sua família e amigos iam organizar uma intervenção após o seu grande corte. Pode vir a dar que, na realidade, ninguém se importa muito com o que você faz com seu cabelo. Agora, isso não faz jus das naturais que ainda lidam com reacções hostis de familiares e amigos (sim, isso ainda acontece), mas muitas mulheres farão a transição ou o grande corte sem que ninguém sequer pestaneje. Nunca é uma boa ideia voltar ao natural para o louvor de outro alguém, ou para provar o ponto de vista de alguém. É o seu cabelo e é seu corpo. Então faça isso para você!

Fonte: Black Girl With Long Hair – http://blackgirllonghair.com/2012/04/7-things-you-assumed-would-happen-when-you-went-natural-that-didnt/