Testemunho Natural – Claudia Simão

by angolanasnaturais2011

2012-11-10 05.30.13

1) Há quanto tempo estás natural, quando foi o teu BC, ou durante quanto tempo transicionaste?

Tenho o cabelo natural há 3 anos e 6 meses. Fiz o BC no dia 8/10/2009. Não sei dizer com exactidão se transicionei ou não (estranho neh) pela simples razão que apenas decidi abandonar o desfriso devido à hiper sensibilidade do meu couro cabeludo aos químicos. Usei tissagem por algum período (que também não sei precisar) e um dia cansada das duas texturas cortei o cabelo mesmo sem saber o que fazer com ele depois do corte (não conhecia ainda o mundo do cabelo natural), porque não gostei do aspecto das duas texturas

2) Como descreverias a textura do teu cabelo?

Não sei dizer ao certo, mas por comparação com algumas “gurus” no Youtube acredito que tenho os tipos 4B/4C. Por ser muito prone  a ressecar, partir/quebrar e “frizzar” requer maior cuidado e atenção por ser muito frágil.

3) Quais são os produtos que usas na manutenção do teu cabelo?

Para manutenção uso muita água, sumo de aloe vera, shea butter, óleos (jojoba, ricíno, amêndoas doce, côco e tea tree), vinagre de maçã, e produtos da linha Shea Moisture. Faço também tratamentos naturais com mistelas de óleos, yogurt, mayonnaise  ovos, mel, chá verde, abacate, enfim o que tiver na cozinha… consoante a necessidade do cabelo.

4) Quais são os teus penteados favoritos?

Na verdade gosto de experimentar com o cabelo, assim faço de tudo um pouco. Gosto de fazer “twist outs”, “braid outs”, carrapitos, “flat twists”, “puffs” e puchinhos (meu favorito…. daquele tipo que as mães nos faziam onde trançavam a ponta do cabelo hehehe). Mas quando não quero mexer no cabelo por algum tempo recorro aos “protective styles” como “twists” e “flat twists updos”.

5) Qual é a tua rotina de manutencção do cabelo?

Lavo uma vez por semana. Durante o mês uso shampoo (sem sulfatos) apenas uma vez, sendo que nas outras semanas lavo somente com condicionador. Sempre que uso shampoo faço hidratação profunda com as mistelas descritas acima para balançar o “estrago” do shampoo. Quando há a necessidade de retirar os resíduos dos productos e ainda não for altura de usar shampoo, uso a mistura de 1 parte de vinagre de maça + 3 de água para clarificar o cabelo. Desembaraço o cabelo com os dedos. Não uso pente nem escova com regularidade, somente quando EXTREMAMENTE necessário, e quando tal acontece apenas com cabelo húmido, o pente com dentes largos e a escova modificada (retirei alguns dentes da mesma).

6) Quais são os teus objectivos para o cabelo?

Quero que cresça o máximo possível com a sua textura natural. Todavia, fico um pouco aflita com o crescimento porque a medida que vai ficando comprido tenho de reajustar o cuidado com ele. O meu cabelo é bem inclinado a fazer nós e estar ressecado, e com o crescimento isso só piora, razão pela qual é comum eu ter puchino e os protective styles no cabelo. O “terror” de ter de desembaraçar a kindumba depois de um velho twist out ou braid out.. ai minha vida só!!! Mas tudo feito com amor e MUITA paciência.

7) Como mantens o cabelo intacto durante a noite?

Depois de hidratar (água+óleo), faço enrolados/caracóis ou tranças (se não estiver com protective style), uso uma toca e uma fronha ambas de cetim.


 
8) Dá uma razão pela qual usas e adoras o cabelo natural.

O cabelo natural dá uma sensação de maior auto-confiança, maior auto-estima. Ele é grandioso, e completamente cheio de personalidade por si só. Mas, a maior razão é mesmo a de me ver livre dos químicos e poder assumir o que é naturalmente meu.  Poder cuidar da kindumba eu mesma e não ter de gastar balúrdios para ter as coisas feitas por outréns. Como costumo dizer: eu não voltei ao natural, apenas assumi a minha textura natural que antes era modificada pelo desfriso.
2012-11-21 23.25.07 2012-12-03 11.21.15 P1120634 modified P1120789

Jinhos.
Claudia Simão