Testemunho Natural – Djamila Costa

by angolanasnaturais2011

1) Há quanto tempo estás natural, quando foi o teu BC, ou durante quanto tempo transicionaste?
O meu ultimo desfrizo foi em Fevereiro de 2012. Em Outubro de 2012 cortei todas as minhas pontas desfrizadas (portanto 8 meses de transiçao) e tenho estado natural desde entao, faz este mes 5 mesinhos.
 2) Como descreverias a textura do teu cabelo?
Crespo, sem duvida, hahaha. O meu cabelo é tipo 4c e adoro, super volumoso.
 3) Quais são os produtos que usas na manutenção do teu cabelo?
Nao sou muito viciada em produtos, tento manter tudo o mais simples possivel. Uso oleos (os que tiver em casa), adoro o shea butter leave in conditioner e por vezes faço um creme com o raw shea butter (manteiga de karite pura).
 Nao descobri ainda um shampoo e amaciador que morra de amores, por enquanto vou usando o que tiver, se for um shampoo com sulfate, entao misturo com agua para diluir, se nao tiver sulfate, optimo.
4) Quais são os teus penteados favorito?
Flat twist out, gosto como o meu cabelo continua cheio e com as ondulacoes. Para aqueles dias em que nao ha’ tempo a perder, um puff resolve o problema, fica sempre bem. Como penteado protectivo, as tranças bem grossas, tipo das Solange knowles
 5) Qual é a tua rotina de manutencção do cabelo?
Estou agora a tentar construir uma rotina (mas sou preguiçosaa). Mas por enquanto lavo os cabelos 1x por semana. Experimentei fazer um deep conditioning com mayonese+ovo+azeite de oliveira e o meu cabelo amou, vou tentar fazer a cada 2 semanas. Dia sim e dia nao, passo um spray de aloe vera juice e um pouquinho de oleo por cima para lock in. Quando sinto o cabelo seco, uso o leave in ou o creme de manteiga de karite pura (manteiga de karite batida com oleo de preferencia)
 6) Quais são os teus objectivos para o cabelo?
Que se mantenha saudavel, principalmente isso. E quero que cresça super cheio, quero andar por ai como maior afro power do mundo, lool.
 7) Como mantens o cabelo intacto durante a noite?
Normalmente faço uns twist e uso uma toca de cetim
 8) Da uma razão pela qual usas e adoras o cabelo natural.
Mostrar a minha filha que a vida é feita de escolhas. Nascemos com um cabelo lindo, somos lindas usando-o naturalmente crespo, quer seja curto ou comprido. E é nossa escolha desfrizar, colocar tissagem, trançar, pintar, ou usar o afro solto e ao vento, somos mulheres negras e graças as nossas maes e avos e bisavos, hoje temos escolhas.
Usar o cabelo natural faz-me sentir “livre”, mais avontade comigo mesma, mais confiante, é apenas cabelo, obvio, mas sem duvida que ’empowers me’.

46305_10151356700919004_1187171247_n