Testemunho Natural – Lucy Van Dunem

by angolanasnaturais2011

1)      Há quanto tempo estás natural, quando foi o teu BC, ou durante quanto tempo transicionaste?

O meu big chop foi feito por motivos de saúde, o meu couro cabeludo estava todo danificado, foi então que no final de 2006 que o fiz… Não tive paciência para esperar que o meu cabelo crescesse, então fui radical com a vontade de mantê-lo natural, e deixar de usar produtos de desfriso porque ficava com inúmeras feridas na cabeça. A intenção inicial era usar a linha afro permanente porque era menos forte que os produtos que usava e assim domava o meu cabelo mais facilmente. Passado dois anos isso em 2008 o cabelo estava super desidratado e caía aos montes, então fiz novamente o big chop, decidi então usar uma linha de relaxante que não me vem o nome em mente, e aconteceu a mesmíssima coisa. Em 2011 fiz outro big chop. Desde então uso o meu cabelo totalmente natural, fiquei desiludida com os produtos alisantes e relaxantes e optei por não usar mais nenhum deles, não que não quisesse desde o início usá-lo natural, mas não conseguia com essa juba, era tão difícil domá-la e hoje ainda é, mas mais vale o sacrifício de domá-la do que sacrificar o meu couro cabeludo.

2)      Como descreverias a textura do teu cabelo?

O meu fio de cabelo é muito fino e fica com muito volume depois de lavado, e quando o penteio, parece algodão, faz muitos cachinhos e nunca consegue se manter esticado, encolhe-se logo ao passar o pente, por isso é difícil saber que tamanho atingiu, a menos que vá ao salão e estique com o secador. Diria que ele está no grupo 4A da classificação de tipos de cabelo.

3)      Quais são os produtos que usas na manutenção do teu cabelo?

Lavo o meu cabelo todos os dias com champô Herbal Essences, L’oreal, Oasis, Franck Provost, ou com sabonete, de seguida aplico o condicionador que também é dessas marcas que citei, e se não tiver creme de pentear deixo como está.

4)      Quais são os teus penteados favoritos?

Adoro fazer a crista, e também gosto de usar os turbantes, por acaso não tenho muitas opções, pois conheço poucos penteados.

5)      Qual é a tua rotina de manutenção do cabelo?

Normalmente lavo-o todos os dias com champô, tentei fazer o co-wash mas não tive sucesso, pelo problema q tenho no couro cabeludo tenho a necessidade de fazer uma limpeza profunda todos os dias. Não tinha rotina nenhuma para hidratação profunda, estou a passar por esse processo agora uma vez por semana, e só estou na primeira.

6)      Quais são os teus objectivos para o cabelo?

O meu objectivo maior é que ele esteja saudável e como sempre gostei, não abro mão do comprimento dele, gosto de cabelos longos.

7)      Como manténs o cabelo intacto durante a noite?

Quando me dá uso turbantes grandes, mas na maioria das vezes deixo-o cm está, sei que não é aconselhável dormir com o cabelo solto, mas como não penteio o cabelo todos os dias só uma a duas vezes por mês, para mim é chato ter que desembaraçar e trançar todas as noites. Faço as vezes mas com nenhuma frequência.

 

8)      Da uma razão pela qual usas e adoras o cabelo natural.

Porque é flexível, é expressivo, é livre, é poderoso, é iluminado, é fresco… é o que sinto, ele é amigo íntimo da minha personalidade, eles casam-se. Nunca me senti tão bem com o meu cabelo como me sinto agora. Pois é, para cada cabeça a sua coroa, dê a ela o que ela merece, não o que os outros acham que se adequa.

Lucy Van-Dúnem