Dicas de uma natureba

by angolanasnaturais2011

Bom dia cabelomanas, hoje acordei com vontade de vos dar uns conselhos úteis para o crescimento saudável do cabelo natural. A minha luta foi difícil, mas venci porque escolhi uma musa para me inspirar que é a Luziela, embora hoje em dia já me “muso” sozinha por saber das necessidades da Liberta (nome da nha juba).

Vamos começar pelo passos básicos que segui na minha jornada: 

1. Escolha uma musa que seguiste a jornada de crescimento para te inspirar. 

2. Controle a data e os ingredientes do produto. 

3. Ter sempre em casa Manteiga karité, vinagre de cidra, óleo de coco e Rícino (ou qualquer outro óleo natural. Plante uma Xandala no quintal que cuidarás com carinho, assim já tens a fonte de colheita para os tratamentos. 

4. Não deixe pessoas que não lhe inspiram confiança pegar no seu cabelo, se o coração nega foge. 

5. Fazer hidratação e lavagem do cabelo pelo menos uma vez por semana. Se tiver feito BC (Grande corte) aproveite molhar sempre que tomar banho. 

6. Sempre que trançar o cabelo compre um spray de manutenção das tranças. Isso vai permitir que o couro cabeludo se mantenha hidratado, ajudando o crescimento e fortificação do cabelo. 

7. O spray de manutenção também pode ser usado como borrifador diário do cabelo, basta aumentar os óleos da sua preferência e, voilá, é ótimo para pentear o cabelo. 

8. Penteie o seu cabelo quando estiver húmido, nunca seco, para não irritar ou causar dor no couro cabeludo. Pentea-lo após lavagem com condicionador tem sido sempre a melhor opção.

9. Massageie o seu couro cabeludo sempre que puder para ajudar a circulação sanguínea, estimulando o crescimento do cabelo. Um couro cabeludo saudável é igual a uma terra fértil que dá frutos. 

10. Quando desmanchar as tranças, não pentear logo de seguida. Ponha azeite doce no cabelo e cubra com uma toca por uma hora. Isso ajuda a sujidade que prende o cabelo a amolecer e evita que o cabelo se parta. 

11. Quando tiver comichão nunca coces com as unhas, mas sim com as pontas dos dedos. Esse método também é usado na lavagem do cabelo, pois assim não ferimos o couro cabeludo. 

12. Se não consegue cortar as pontas do seu cabelo, recorra a quem lhe fez crescer o cabelo desde pequena, a sua mãe, para ajudar. Se ela não estiver presente escolha uma amiga que esteja na mesma jornada. 

13. Nunca lave o cabelo de noite se não poderá o secar, para além de se constipar poderá causar danos ao seu couro cabeludo por ficar abafado. Para quem não usa secador, a melhor maneira de secar o cabelo é deixando ele solto. 

14. Quando quiser esticar o seu cabelo, opte pela opção sem secador, fazendo tranças viradas durante a noite ou tranças de linha. E quando quiser encaracolar, faça carrapitos durante a noite. Verá que de manhã o cabelo estará bem definido e lindo usando o creme a escolha. 

15. As irmãs de cabelo curto aconselho após lavagem usar o óleo de coco.  Fiz isso durante essa fase e achei que o cabelo crescer com brilho, saudável e forte. 

16 Beba muita água e controle a sua alimentação, o seu cabelo faz parte do seu corpo e tudo que entra para lhe alimentar também contribui para o seu crescimento. 

17. Quando tiver dúvidas peça ajuda. Tem irmãs sempre dispostas a ajudar, participe nos encontros, lá poderá constatar que o cabelo natural bem tratado cresce; e poderá fazer amizades, claro. 

18. Sempre que for a praia procure levar água normal para enxaguar o cabelo assim que acabar os banhos e leve óleo de coco para evitar danos maiores no cabelo por ficar seco. 

19. Quando fizer penteados ou tranças de estilo protector, não aperte muito para não lhe causar dor de cabeça nem arrancar o cabelo aos poucos por tanto puxar. 

20. Consultar os arquivos do grupo, fotos e fazer pesquisas sobre os produtos que pretende usar. 

EXTRA ATENCAO: Sempre que lavar o cabelo lave também os pentes e antes de partilhar lave ou procurar ter sempre o seu em sua pasta. 

Acredito que ainda existem milhões de dicas para vos ajudar, mas partilhei as que me safaram e tornaram o meu cabelo grande, farto, com brilho, forte e saudável. Espero que seja útil para vocês de forma positiva, digo que a inspiração faz crescer o cabelo porque temos vontade de fazer as coisas com mais animo. beijão e sucessos.

Autora: Natacha Gourgel